''Tivemos como objetivo resgatar memórias afetivas da vida escolar dos participantes. Trouxemos do contexto social materiais, livros e objetos pertinentes. Instigamos o grupo a pensar sobre a origem do dia do professor. Em movimento, o grupo se aqueceu respondendo perguntas como: 'Quando penso em escola, penso em... Que cheiro ou sons me lembro? Qual professor recordo? Qual situação dificil e outra prazerosa vivi?'
Em subgrupos, compartilharam suas situações escolhendo como dramatizá-las e ressaltando um perfil de professor presente nas histórias. Dessas cenas, criou-se uma reunião de professores, em que se avaliavam alguns alunos.
Compreendemos que o tema protagônico presente nesse dia foi como a rejeição ou a aceitação do professor pode influenciar e marcar um tipo de futuro para seus alunos. No compartilhar de idéias e emoções, o grupo se mostrou tocado.
Como encerramento, fizemos uma breve leitura dramatizada do texto "O Menino Pintor"; também lembramos que a vida é nosso maior mestre e que dela precisamos tirar lições saudáveis, e entregamos um diploma simbólico de participação.
A seguir, nos confraternizamos com um bolo de aniversário pelos 35 anos de IPPGC, com os professores Luís Falivene Roberto Alves, Maria Ester Rodrigues Esteves, Júlia Maria Casulari Motta e Liliana Aparecida de Lima soprando as velinhas.
Vida longa ao Psicodrama!!!''
Gilberto Semensato
Gilberto Semensato
Nenhum comentário:
Postar um comentário